Este artigo é para você que sempre teve vontade ou já está se preparando para a sua primeira viagem de moto, seja ela curta, longa, pelo Brasil ou fora dele.
Este artigo é você que quer entender o que esperar da primeira viagem de moto. Está interessado? Então vamos nessa…

O sentimento
Se você sempre teve vontade ou está se preparando para a sua primeira viagem de moto, segure-se e muito cuidado meu amigo… este é um caminho sem volta!!! Um caminho de sensações incríveis, sentimentos surreais e experiências inigualáveis, o primeiro contato com este acontecimento poderá mudar a sua vida para sempre, você nunca mais será a mesma pessoa. Uma viagem de moto nos proporciona diversos sentimentos, em todo seu acontecimento… na preparação, chamo de primeira fase… é aquela euforia de aventura, prazer, de pesquisar trechos, locais para visitar, hospedar, acampar, comer, manutenção da moto, enfim. E o primeiro grande prazer.
A segunda fase começa nos dias que antecedem a viagem de moto, começa aquele friozinho na barriga, aquele receio “bom”, o sentimento aventureiro começa a tomar forma e a ansiedade começa a bater à porta. Neste momento é um misto de sentimentos, mas com certeza, todos muito bons!
A terceira fase é no início da viagem de moto, a ansiedade já deu lugar a felicidade completa e você já está na viagem, na noite anterior você mal dormiu e mesmo assim, possui a disposição de fazer 800 km no mesmo dia… quer viver tudo ao mesmo tempo!
A quarta fase é o final da viagem de moto, já começa a bater aquela saudade do retorno, um misto de melancolia natural de final de curso, mas também um sentimento de missão cumprida, de experiência vivida e você está no êxtase por tudo o que passou, já não é mais a mesma pessoa e nunca mais conseguirá esquecer o que viveu em sua primeira viagem de moto.
Então cuidado meu amigo… este caminho é sem volta!!! Seja muito bem-vindo ao mundo do motociclismo e motocampismo.
As 4 dicas mais importantes para sua primeira viagem de moto
Dica 1 – Companheiros de viagem
A escolha dos parceiros para sua primeira viagem de moto é a dica número 1. Bom, eu recomendo que pelo menos a sua primeira viagem de moto não seja solo, faça com pelo menos 1 parceiro, pois perrengues são comuns de acontecer e em dois, vocês poderão socorrer um ao outro em alguma eventualidade, como um pneu furado, uma corrente quebrada, cabos e etc.
Mas escolha com carinho seu parceiro, pois vocês precisarão ter sincronia na levada na motoca, a quilometragem total a ser percorrida no dia, as paradas, a velocidade de cruzeiro, enfim, se você errar no parceiro, sua viagem já será um perrengue antes mesmo de começar, acredite.

Dica 2 – Época ideal para visitar o destino
Já pensou planejar a primeira viagem de moto, se programar, férias, dinheiro e chegando no destino, você não sabia que era a pior época do ano para visita-lo? Ou querer conhecer um pico super famoso e chegando lá, o tempo todo fechado devido a uma estação do ano? Ou até mesmo, um evento grandioso acontecendo na cidade e não existem mais hotéis para se hospedar?
Pois é, existe sim, uma melhor época do ano para conhecer determinado local, uma época mais barata, uma mais cara, mais cheia, mais vazia, período chuvoso, de calor intenso, enfim… São muitas variáveis para você deixar na mão da sorte. No planejamento da sua primeira viagem do moto, pesquise as melhores época para visitar seu destino escolhido.
Dica 3 – Manutenção da moto em geral
Muita gente esquece deste “pequeno” detalhe e entra numa fria bem legal. Bom eu nem preciso dizer que antes de viajar, faça uma revisão completa na motoca, certo? Mas você precisa também entender se existirá necessidade de realizar manutenções na sua moto durante a sua viagem, principalmente se esta for longa.
A troca do óleo, costuma ser muito polemica, então, vou te dar agora a informação correta para que você nunca caia no conto do óleo. Algumas pessoas falam que devemos trocar o óleo a cada mil km, mas muitas vezes o manual da moto, sugere a troca a cada 4 ou 5 mil km. E agora? A resposta certa é depende… depende do uso que você faz da sua moto, o uso é intenso? Ou seja, você trabalha de moto no trânsito de SP todos os dias? OK, troque a cada mil km e você está legal… caso contrário, troque conforme o manual da moto. Estrada não é uso intenso, manter-se em velocidade de cruzeiro em 5 marcha, é uso suave da moto, independente da quilometragem a ser percorrida.
Então, atenção neste tema ok? Leve embalagens de óleo para trocar ao longo da viagem caso não seja possível trocar nas cidades e cuide da sua motoca.
Outra questão importante sobre a manutenção da moto durante a viagem é sempre levar um Kit de reparo de pneus caso o seu pneu seja sem câmara ou câmaras reservas mais kits reparadores de câmaras, além de ferramentas, tanto para tirar as rodas da moto, como para tirar e colocar a câmara das rodas ok?
Recomendo também que você treine bastante antes da viagem, como trocar câmaras ou usar o macarrão dependendo do seu caso. Existem diversos vídeos no youtube ensinando sobre.

Dica 4 – Segurança
Muita gente peca aqui, até mesmo motociclistas experientes, que vacilam e, portanto, é importante você conhecer estas dicas de segurança para sua primeira viagem de moto e não se expor a riscos desnecessários durante a viagem.
Horario de saída da viagem. Você está ansioso para sair para a sua primeira viagem de moto e se programa para sair amanhã as 4 da manhã para aproveitar ao máximo sua experiência e esta meu amigo é a pior maneira de começa a sua viagem. A primeira coisa é que estará escuro, é sempre bom evitar pilotar no escuro, somos uma motocicleta, nossa iluminação não é tão eficiente como um carro, e nem temos um para-choque para proteção, além do mais, neste horário, você pode pegar a volta das famosas “baladas”, pessoas cansadas ao volante e etc. Evite sempre pilotar muito cedo ou após o anoitecer. Se quiser evitar trânsito, na noite anterior ou durante suas paradas se hospede próximo as saídas das cidades e pronto… saia com calma e com segurança!!
Outra questão é nas paradas durante a viagem, principalmente em postos de combustíveis, lanchonetes, restaurantes, casas de câmbio e etc. Nunca entregue seu roteiro ao frentista do posto, do “amigo” curioso que veio conversar contigo, nunca se sabe a intensão das pessoas. Não coloque sua primeira viagem de moto em risco de ser assaltado. Seja gentil e receptivo sem entregar a “paçoca” ok?
Infelizmente moramos um país corrupto e visitamos países corruptos, portanto, na carteira, apenas o dinheiro do dia para pedágios, gasolina, hotel e refeições, JAMAIS abra a carteira cheia de dinheiro na frente de ninguém, principalmente na frente de policiais corruptos (Sem generalizar, existem policiais decentes sim, eu conheço muitos), mas é como eu disse anteriormente, nunca se sabe quem está a sua frente e cuidado nunca é pouco. Neste caso, existe uma pochete da AZTEC que é própria para este fim, você aguarda dinheiro junto ao corpo e toque sua primeira viagem de moto com mais segurança.
Em breve farei novos posts com mais dicas para sua viagem de moto e não deixe de comentar neste post se você curtiu e deixe uma sugestão para novos posts, desta forma, falaremos tudo o que vocês tem curiosidade e nos ajudarmos sempre.
O mundo do motociclismo, sobretudo o mototurismo, é repleto de amigos receptivos e prontos a nos ajudar, você verá que sempre ao cruzarmos um amigo motociclista na estrada é comum se respeitarem com cumprimentos e isso é muito legal.
Bons ventos e boa viagem.
Até a próxima.
Conheça também nosso instagram @allinfinity.trail
Este post tem 2 comentários
Pingback: Quantos km fazer por dia em viagens de moto?? - ALL Infinity Trail
Pingback: Viagem longa de moto – Como se preparar? - ALL Infinity Trail